O sol perdura mas o frio aperta e nem todos temos o privilégio de ter uma lareira em casa, para nos aquecer. O som do estalar da madeira, o cheiro tão característico, o convívio que se gera à volta das chamas vivas e as memórias que nos trazem são razões mais do que suficientes, para se não tem lareira em casa, ir em busca de uma num bar perto de si. Esta semana fomos visitar alguns destinos em Lisboa e à volta de capital que promovem toda a experiência de convívio à volta da lareira.
LISBOA
Foxtrot
Um dos bares mais icónicos de Lisboa, onde a decoração “art decò” e a música ambiente embarcam-nos numa máquina do tempo, onde as tertúlias e as conversas entre namorados se fazem à meia luz.A sua vasta garrafeira, onde estão incluídos vários whiskies, bem como inúmeras marcas de gin, vodka, rum, licores nacionais e estrangeiros, aguardentes e brandys, permite ainda oferecer um leque variado e de qualidade de cocktails e drinks, e um serviço de cozinha, até às 3 da manhã, onde se destacam o Bife à Foxtrot, o hamburguer e o delicioso Prego no pão. A lareira está inserida numa das acolhedoras salas centrais.
Horário: segunda a sábado das 18:00 às 03:00, domingo das 20:00 às 02:00
Morada: Travessa Santa Teresa 28, Lisboa
Site
CASCAIS
John Bull
Em pleno centro histórico de Cascais, insere-se este restaurante e bar, com dois pisos, com uma decoração que nos remete para os bares ingleses, não foi o próprio nome do bar ser inspirado numa personificação nacional do Reino da Grã-Bretanha criada pelo Dr. John Arbuthnot em 1712. A lareira é fácil de descobrir, logo na sala de entrada, onde servem as bebidas e os aperitivos. O restaurante que é decorado dentro da minha linha acolhedora serve comida típica portuguesa.
Horário: todos os dias das 09:00 às 02:00
Morada: Largo Luís de Camões 40, Cascais
Site
Bar do Guincho
Inserido no Parque Natural Sintra/Cascais, o Bar do Guincho é um bar completo, em que se de inverno tem uma sala com uma acolhedora lareira, de verão tem esplanada e está a uns passos da praia. O Bar do Guincho dispõe ainda de Parque de Estacionamento privativo com 500 lugares.
Morada: Estrada do Abano 547 Malveira da Serra Praia do Guincho, Cascais
Site
SINTRA
Bar Moinho D. Quixote
Um paraíso perdido no meio da Azóia, a pouco minutos do Cabo da Roca e na entrada da Serra de Sintra. O Moinho D.Quixote consegue preencher todos os requisitos de destino acolhedor. Com uma vista soberba sobre o oceâno Atlântico, as suas salas foram decoradas a pensar em todos os detalhes, com peças vindas de todas a partes do mundo. A lareira e os gatos que se passeiam pelo espaço são a cereja no topo do bolo, temperada pelos ritmos da música de fundo.
Horário: todos os dias das 12:00 às 02:00
Morada: Rua Campo da Bola – Azoia, Sintra
Casa do Fauno
No coração da Serra de Sintra, insere-se a Casa do Fauno por entre carvalhos, azevinhos e outro arvoredo, dentro da Quinta dos Lobos, num terreno que em tempos fez parte da floresta de Almosquer, doada por D. Afonso Henriques aos Cavaleiros Templários, no séc. XII.
A Casa do Fauno procura ser um lugar de encontro: de pessoas, de tradições e de saberes. Tem uma tradição forte em realizar eventos ligados à filosofica, espiritualidade e medicinas alternativas.
Horário: sexta das 19:00 às 02:00, sábado das 14:00 às 02:00, domingo das 14:00 às 24:00
Morada: Quinta dos Lobos, Caminho dos Frades, 2710-560 Sintra