Em Lisboa há mais vida. Em Lisboa há mais movida. Em Lisboa há mais Lisboa. Campo de Ourique é um dos bairros mais movimentados da cidade. O pequeno comércio palpita pelas ruas, e houve muitos estabelecimentos novos que se instalaram nesta colina alfacinha. 

A Magazine foi esta semana revisitar este bairro, acompanhar algumas das novidades do último ano, e relembrar as qualidades que fazem deste bairro, um destino único em Lisboa. 

Campo de Ourique, instalado entre as Amoreiras, o Rato, Estrela e os Prazeres é um bairro residencial típico e entranhado de história. Uma das características mais fortes desta zona é o dinamismo constante nas ruas, e o comércio local.

CampOurique_019_resize

A diferença de movimento entre os dias de semana e fim-de-semana não é grande. As pessoas vivem a rua, compram nos estabelecimentos locais, comportam-se como se pertencessem a uma pequena vila, dentro de uma grande cidade. Este é um canto que se actualiza constantemente sem abandonar as suas raízes.

Eram dez da manhã quando começámos a nossa jornada em plena rua 4 da Infantaria, que está colada ao jardim Teófilo de Braga, onde se insere o Quiosque de Campo de Ourique.

Jardim Teófilo de Braga

Jardim Teófilo de Braga

Este jardim é uma boa amostra da vida que anima as ruas. Pessoas sentadas nos bancos de jardim, crianças que brincam no parque enquanto os seus avós lêem os jornais, os patos que descontraidamente soltam as gotículas de água das asas…

CampOurique_004_resize

Nas redondezas, a caminho da Rua Coelho da Rocha descobrimos a geladaria RésVés, e a Doce Larica, uma loja especializada em doces aninhados em copos; ambas abriram há acerca de um ano. E por falar em doces não nos podemos esquecer das famosas iguarias enaltecidas neste bairro e além fronteiras, como o Pastel de Nata da Pastelaria Aloma, o Melhor Bolo de Chocolate do Mundo ou a pastelaria A Tentadora.

Em Campo de Ourique existe todo um mundo de tentações gastronómicas. Para ter uma refeição de garfo e faca, aconselhamos uma visita ao Bitoque, na Rua Ferreira Borges, 59, onde o ex-libris, não poderia deixar de ser: o Bitoque. O Mercado de Campo de Ourique continua, desde a sua renovação em 2013, a ser um ponto de atração para comer, visitar ou levar para casa os ingredientes para as suas habilidades na cozinha.

Mercado de Campo de Ourique

Mercado de Campo de Ourique

Nos últimos anos abriram vários restaurantes, que rapidamente conquistaram um público assíduo, como o Moules & Beer, a Cervejaria da Esquina, ou a Tasca da Esquina. Mais recentemente abriram novos estabelecimentos com novas iguarias como o Hikidashi – Taberna Japonesa, ou o restaurante Azeite & Alhos com Tomate, que renasceu com nova gerência. 

Em janeiro abriu a Horta do Bairro, um estabelecimento que nos remete para as mercearias antigas renovadas, com legumes, frutas e vegetais, “todos da horta”, vindos de fornecedores de confiança.

O que permanece mas nunca se esquece

Em Campo de Ourique como já referimos a história respira-se no ar. Vários artistas habitaram aqui, como o nosso mítico Fernando Pessoa. Daí a localização do Museu Casa Fernando Pessoa, ser aqui, na rua Coelho da Rocha, nº 16.

Casa Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa

Casa Fernando Pessoa

A Igreja de Santo Condestável da autoria de Vasco Regaleira, é outro ponto de referência para os visitantes e habitantes.

Igreja Santo de Condestável

Igreja Santo de Condestável

Um destino cultural peculiar e único em Lisboa é o teatro The Lisbon Players, onde todas a peças de teatro são representadas em inglês.

Campo de Ourique, um bairro que tem tanto de tradicional como de trendy, aguarda por uma visita sua.