Cascais, uma vila com infimas ligações ao mar, é aquela que está prestes a ser o ponto mais ocidente do país, mesmo antes do Cabo da Roca e marca uma entrada muito importante no território nacional. Cascais é uma porta ao mundo e por isso mesmo são notórias a edificações e construções de fortalezas junto ao mar.
Neste passeio guiamo-lo pelo que consideramos ser a essência da vila. Iniciando a rota no largo da Estação de comboios de Cascais, parta à descoberta para o seu lado esquerdo, em direção à Alameda Duquesa Palmela, de onde poderá apreciar as praias Duquesa e da Conceição e se estiver bom tempo porque não dar um mergulho?
Quando atingir o fim da Alameda, dê meia volta e regresse para o centro da vila pela Rua Frederico Arouca. O mar é uma realidade constante para quem descobre Cascais, estando sempre à espreita, para ser saboreado, apreciado e vivido, tal como é tradição desta vila.
Passando o imponente Hotel Albatroz, mais à frente na rua Frederico Arouca corte à sua esquerda para a Rua da Saudade, onde enveredando um pouco para o seu lado esquerdo encontrará um pequeno miradouro, avistará uma panorâmica soberba sobre a Praia da Rainha, repleta de vida e de rochas.
Regressando à rua da Saudade, irá encontrar à sua direita a rua das Flores que o irá levar ao Palácio Seixas na rua Fernandes Tomás, onde hoje em dia funciona a Messe de oficiais da Marinha e preserva a beleza da arquitectura original.
Já com o mar de frente para si, descubra o Passeio D. Luís I, que abarca a famosa e distinta Baía de Cascais onde se insere para a Praia dos Pescadores.
Do Passeio D. Luís I se contornar para a sua esquerda a Baía, irá subir a Av. D. Carlos I com uma vista soberba sobre a Baía, a Messe e a Marina de Cascais mais acima.
Siga pelo Passeio da Maria Pia que se inicia na estátua do Rei D. Carlos I e que fica lado a lado da Cidadela e da Fortaleza de Nossa Senhora da Luz, aproveite para apreciar a vista e visitar a fortaleza.
Se for em frente pelo Passeio da Maria Pia, irá encontrar umas escadas que dão acesso à Marina de Cascais, onde existem vários restaurantes e cafés para saborear a vista cascaense.
Dando a volta à Cidadela, e saindo da Marina para o lado esquerdo uns 50 metros mais à frente depois de atravessar a pequena ponte na Av. Rei Humberto II de Itália, irá encontrar a Casa de Santa Maria, e logo ao lado o Farol de Santa Marta.
Depois de reviver a história viva dos mares no Farol, saia e parta em direção à entrada do Parque Marechal Carmona e avistará o Palácio Conde Castro Guimarães.
Ao entrar neste bonito jardim deixe-se surpreender pelos vários elementos presentes: o Palácio Condes de Castro Guimarães, a biblioteca infanto-juvenil, uma cafetaria e várias espécies animais farão as honras deste que é um dos jardins mais bonitos da zona de Cascais.
Saindo no lado oposto irá dar de caras com o Museu do Mar Rei D. Carlos, onde grande parte da história da relação do mar com Cascais está muito bem retratada.
Mesmo ao lado, atravessando o jardim circundante do Museu do Mar, está a famosa Casa Paula Rego, construída em honra à pintora portuguesa.
De regresso em direção ao centro de Cascais, passe pelo Centro Cultural de Cascais que está de frente para a Cidadela de Cascais e Fortaleza da Nossa Senhora da Luz, e em seguida visite este espaço único. Lá dentro encontrará várias surpresas: o Museu da Presidência, várias lojas, e o Hotel Cidadela.
Com o centro no horizonte volte à estação de Cascais, passando pela Praça de Outubro, e enturmando-se no burburinho da vila, animado pelo comércio, turistas, restaurantes e serviços.
É de lembrar para quem vier de carro, existem parques de estacionamento por toda Cascais: junto à estação, por debaixo e no largo, Cascaisvilla e na própria Marina de Cascais.
Indicações:
Quando fazer? Aconselhamos a fazer este passeio, pela manhã, por volta das 09:00, pela hora mais fresca.
Duração? horas a caminhar, mais dependendo do tempo que dedicar a cada ponto de interesse.
Pontos de interesse: Praia da Conceição, Praia da Rainha, Rua Direita, Messe de Cascais Casa Seixas, Baía de Cascais, Cidadela,Fortaleza de Nossa Senhor da Luz, Marina de Cascais, Casa de Santa Maria, Farol de Santa Marta, Parque Marechal Carmona, Museu do Mar, Casa Paula Rego, Centro Cultural de Cascais, Praça de Outubro.