Mais uma vez damos-lhe a descobrir o que de melhor Lisboa tem, num roteiro curto mas intenso. A demanda pedestre inicia-se na Praça do Rossio, mas em vez de seguir pela Baixa Pombalina, o convite será descobrir o trajecto até ao Príncipe Real passando pelo Chiado.
Voltado a Sul, com a mira no Tejo e indo em direção até à Rua do Carmo, tome o seu tempo para apreciar os detalhes do caminho.
Já na Rua do Carmo, aproveite para prestar atenção à carrinha que comercializa discos de Fado, e ao Elevador de Santa Justa, detentor de uma vista panorâmica de 360º sobre a capital, mas para onde o melhor acesso se fará mais à frente, pelo Largo do Carmo.
Aproveite também para saborear um gelado na Santini, considerada como a melhor cadeia de gelados tradicionais em Portugal, equiparando-se com os de Itália.
Esta é das zonas lisboetas com mais importância comercial. Desde sempre que as melhores lojas se aglomeram neste bairro, conquistando para além dos transeuntes, visitantes de fora, em busca do melhor tecido, jóia ou adereço.
Ao alcançar os Armazéns do Chiado no cruzamento entre a Rua Garrett e a Rua Nova do Almada, contorne para a sua direita em direção ao Chiado e percorra a rua que homenageia o autor de “Viagens na minha terra”.
Aqui terá oportunidade de observar o contraste entre lojas tradicionais como a livraria Bertrand e estabelecimentos mais recentes como o café Maria em Lisboa.
Chegando ao Chiado, desafiamo-lo a fazer o seguinte durante alguns minutos: aprecie a perspectiva orientando o seu olhar de encontro às varandas tradicionais que por ali habitam o espaço. Surpreenda-se com a variedade de contornos e desenhos que o material dos varandins guarda em si mesmo. Deixe-se levar pelas histórias que aquele ferro fundido já testemunhou.
E por falar em histórias, no Chiado é obrigatória uma paragem no café A Brasileira. O famoso estabelecimento foi cenário de inúmeras tertúlias intelectuais, artísticas e literárias, abrigando a estátua que imortaliza o mítico poeta Fernando Pessoa.
Continuando a subir e olhando em frente irá observar facilmente uma das praças mais famosas do centro histórico de Lisboa: Praça Luís Vaz de Camões.
Depois de visitar este destino emblemático sugerimos-lhe que erga caminho pela Rua da Misericórdia, onde se concentram vários pontos interessantes de visita como a Igreja Nossa Senhora do Loreto, o Centro Comercial Espaço Chiado, o Teatro da Trindade ou o restaurante 100 Maneiras.
Atingindo o Largo da Trindade Coelho é impreterível uma visita à Igreja de São Roque colada ao Museu homónimo. Deste ponto, damos-lhe duas opções, mas em nenhuma delas se irá escapar de subir:
- ou atravessa para o lado esquerdo da Rua da Misericórdia e aventura-se a desbravar as entranhas do Bairro Alto em direção ao Principe Real,
- ou continua pela Rua Dom Pedro V, passando pelo Miradouro São Pedro de Alcântara.
Ao optar pelo segundo trajecto, irá entrar na Rua Dom Pedro V, na qual no inicio irá passar pelo Ascensor da Glória que dá acesso à Praça dos Restauradores.
Continuando a trajectória não deixe de visitar o Miradouro de São Pedro de Alcântara, recheado de história e dono de uma vista mágica sobre Lisboa. Aqui desemboca a saída da Galeria Subterrânea do Loreto. Do outro lado da estrada fica o Convento de São Pedro de Alcântara da Santa Casa da Misericórdia.
Uns passos mais em frente e irá avistar o Jardim do Príncipe Real, num dos bairros mais emblemáticos da cidade com o mesmo nome: o Príncipe Real.
Não deixe de descobrir este bairro e tudo o que lhe pode oferecer: desde restaurantes, bares, lojas, museus e toda uma panóplia de locais a visitar e experimentar. Não deixe de visitar o Reservatório da Patriarcal que como já referimos acima vai desembocar no Miradouro São Pedro de Alcantâra.
Se veio pelo Bairro Alto poderá fazer o caminho de retorno para o Rossio pelo Miradouro de São Pedro de Alcântara, passar pelo Largo da Trindade Coelho e ir em direção às escadinhas da Calçada do Duque. Aqui corte na Rua Oliveira que vai ao encontro do Largo do Carmo.
No Largo do Carmo poderá então visitar finalmente o Miradouro do Elevador de Santa Justa, o Museu Arqueológico do Carmo, entre outros pontos de interesse.
De regresso ao ponto de partida – Praça D. Pedro IV, desça pela Calçada do Carmo, passando por trás da emblemática estação de comboios do Rossio.
Indicações:
Quando fazer? Uma boa sugestão para fazer este passeio será ao final da tarde.
Duração? 1 hora a caminhar, 2 horas ou mais dependendo o tempo que dedicar a cada ponto de interesse.
Pontos de interesse: Praça D. Pedro IV, Elevador Santa Justa e Miradouro, Chiado, Praça Luís Vaz de Camões, Igreja Nossa Senhora do Loreto, Bairro Alto, Largo da Trindade Coelho, Igreja e Museu de São Roque, Ascensor da Glória, Miradouro São Pedro de Alcantâra, Principe Real, Galeria do Loreto, Reservatório da Patriarcal, Convento do Carmo.