Um dos destinos que verificámos que teve mais sucesso entre os nossos leitores, foi efectivamente Sintra. Ora como nós gostamos de corresponder aos gostos do pessoal lá de casa, e sabemos que Sintra está recheada de segredos por desvendar, aventurámo-nos desta vez à descoberta do caminho até ao Castelo de Mouros, o monumento mais vigilante da Serra de Sintra.

Largo Rainha Dona Leonor

Largo Rainha Dona Amélia

Partindo do Largo Rainha Dona Amélia, mesmo em frente ao Palácio Nacional de Sintra, siga em direção à Rua das Padarias onde se encontra a famosa pastelaria e fábrica de queijadas: a Piriquita. Subindo, irá encontrar uma bifurcação, sugerimos que vá para o lado esquerdo, passando pelo Arco do Terreirinho.

Arco do Trigueirinho

Arco do Terreirinho

Vá em direção à Rua Ferraria, para depois voltar à direita na Rua Costa do Castelo. Aqui se cortar à sua esquerda avistará mais à frente o Chafariz do Sabugo na Rua Marechal Saldanha, construído no reinado de D. João V, no ano de 1782.

Chafariz do Sabugo

Chafariz do Sabugo

Chafariz do Sabugo

Chafariz do Sabugo

Este chafariz constituía um ponto de passagem dos nossos reis a caminho de Mafra. Logo depois deste símbolo de história de outros tempos, corte para a Calçada dos Clérigos à direita.

PasseioCasteloMouros_142_resize

Aqui adivinha-se uma nova ambiência. A calçada, a vegetação abundante que rompe as grandes formações de pedra protenciam um equilibrio silencioso na berma direita da calçada. Este é anúncio da subida para uma nova realidade.

Calçada dos Clérigos

Calçada dos Clérigos

Mais acima do seu lado esquerdo encontrará a Igreja de Santa Maria, seguida da casa onde viveu Ans Christian Andersen, durante a sua viagem a Portugal em 1866. Prossiga jornada pela Rampa do Castelo e prepare os pulmões para uma valente subida.

achada Igreja de Santa Maria

Fachada Igreja de Santa Maria

Pormenor Casa And Christian Andersen

Pormenor casa Ans Christian Andersen

Fachada casa Ans Christian Andersen

Fachada casa Ans Christian Andersen

Inicio da subida para o Castelo

Rampa do Castelo

Aqui já sentirá a tal ambiência de que vos falavamos: a frescura tão própria da Serra de Sintra. Na subida empedrada, que rompe a vegetação rica da serra, depare-se com o local onde o escritor José Maria Ferreira de Castro costumava vir buscar impulso para as suas obras. Sente-se no banco outrora fonte de inspiração do escritor, e apecie a vista panorâmica sobre Sintra e arredores: uma verdadeira sensação de liberdade irá assolapar-lhe o coração.

PasseioCasteloMouros_040_resize

PasseioCasteloMouros_039_resize

Banco escritor Ferreira de Castro

Banco escritor Ferreira de Castro

Mais à frente dará de caras com o CANOPY à sua esquerda, um percurso aéreo que permite observar a floresta de Sintra a partir de uma perspectiva diferente.

Canopy

Canopy

Continuando em direção ao Castelo, pelo trajecto que foi tão bem preservado, observe pelos rasgos das muralhas circundantes do Castelo, a paisagem de perder de vista.

PasseioCasteloMouros_089_resize

PasseioCasteloMouros_066_resize-1 PasseioCasteloMouros_051_resize

PasseioCasteloMouros_083_resize-1

Para descansar da subida faça um pequeno desvio e visite a Cafetaria da Casa do Guarda inserida nas Segundas Muralhas, uma experiência única! Tem ainda vários bancos instalados meticulosamente em lugares estratégicos, para poder apreciar as vistas!

Cafetaria da Casa do Guarda - exteriores

Cafetaria da Casa do Guarda – exteriores

Cafetaria da Casa do Guarda

Cafetaria da Casa do Guarda

Cafetaria da Casa do Guarda - interior

Cafetaria da Casa do Guarda – interior

Continue a subir até encontrar a Igreja de São Pedro de Canaferrim, a primeia igreja paroquial de Sintra que foi edificada após a conquista de D. Afonso Henriques, em 1147. Agora constitui o Centro de Interpretação do Castelo.

PasseioCasteloMouros_061_resize-2

Igreja de São Pedro de Penaferrim

Igreja de São Pedro de Penaferrim

Mais à frente encontrará a entrada do Castelo dos Mouros, uma fortificaçao erigida pelos árabes  no século X após a conquista muçulmana da Península Ibérica, sendo ampliada depois na reconquista cristã. Aqui terá muitos segredos para desvendar que iremos partilhar num próximo artigo.

Entrada no Castelo dos Mouros

Entrada no Castelo dos Mouros

Indicações:

Quando fazer? Pela manhã, na fresca

Duração? 30 minutos a caminhar ou mais dependendo do tempo que dedicar a cada vista.

Pontos de interesse ao redor: Castelo dos Mouros, Sintra, Palácio Nacional de Sintra, Piriquita, Canopy, Igreja de São Pedro de Canaferrim, Cafetaria da Casa do Guarda