Abriu um novo espaço dedicado aos petiscos típicos portugueses no centro da Vila de Cascais. Num meio extremamente turístico e apelativo a muitas visitas vindas de fora (de Cascais de Portugal), a oferta gastronómica até cingia-se muito a restaurantes internacionais ou com o típico “bife com batata frita” que agrada a gregos e troianos. Já fazia falta uma casa que nos fizesse sentir “numa casa portuguesa”.
Carla Santos juntamente com o seu marido e mais um sócio arregaçaram mangas e decidiram abrir o Tapas às Paletes em Cascais. Ora o nome vem mesmo a calhar, já que o conceito primordial da casa é utilizar material reciclado na decoração, indo ao encontro dos valores que os seus fundadores defendem: sustentabilidade e ecologia.
Ao entrarmos no espaço, o revestimento das paredes e bancadas com as paletes transporta-nos diretamente para uma ambiência tradicional e acolhedora, típica das casas mais rústicas e tradicionais portuguesas. Toda a decoração foi concebida pelas mãos dos próprios donos, que fizeram questão de criar um ambiente único à base de materiais reutilizáveis.
No Tapas às Paletes, as tapas portuguesas são as protagonistas da casa: “nós queríamos ir buscar o que é nosso, o que é português” esclareceu-nos Carla.
O menu é diverso e conta com a presença de cerca de trinta petiscos, mariscos e guarnições, vindos de norte a sul de Portugal, já que o objetivo é ter a representação da gastronomia típica de cada região. A oferta não é fixa e os petiscos servidos vão sempre ao encontro do gosto do cliente. Quem é que ainda se lembra das “perninhas de rã”? Ora se pensava que se só comiam em França, este é um petisco típico português, e está à sua espera no Tapas às Paletes. Outra iguaria de fazer água na boca são os suculentos pregos de secretos de porco preto. O chouriço vem para a mesa no tradicional “porquinho”, e é você que o assa.
O pão vem de Mafra, os secretos são de origem alentejana, o polvo é de Cascais, a base das manteigas é açoriana e depois preparada artesanalmente na própria casa. Todos os produtos são frescos, e provêm de fornecedores especializados em cada setor. Uma grande preocupação do estabelecimento é manter o modo de preparação dos pratos caseiro, de forma a preservar os sabores tradicionais.
Se está cansado do serviço e da decoração despersonalizados, o Tapas às Paletes merece a sua atenção. O conjunto de circunstâncias que se combinaram neste espaço, desde o ambiente de taberna antiga, o atendimento personalizado e a tradição que tempera os petiscos, transporta-o diretamente para a sensação de “estar numa casa portuguesa concerteza.”
Outro fator apelativo é que a cozinha está sempre aberta, das onze da manhã até à meia-noite, sexta e sábado inclusive, está em funcionamento até ás duas da manhã. Esta é uma casa que está sempre pronta a recebê-lo, seja a que hora for, como se de um familiar seu se tratasse, porque é isso que o Tapas às Paletes quer ser: a “uma extensão da sua segunda casa.”
Na secção dos doces a especialidade é a banana caramelizada com gelado de baunilha, chocolate ou morango, e depois as sobremesas típicas portuguesas: arroz doce, mousse de chocolate, salada de fruta e ainda, menos típico mas muito saboroso, o cheesecake. Todas as semanas há um doce eleito: a sericaia e as farófias são algumas das opções.
Falando dos vinhos, também eles estão bem representados de norte a sul sendo que vinhos como o Cartuxa, Papa Figos e Bacalhôa não poderiam faltar. Destaca-se ainda uma pequena produção alentejana que não é comercializada para o grande público: Argila. A qualidade e frescura dos ingredientes, e sua confeção é, à cabeça a maior preocupação da casa. Tapas às Paletes faz as honras ao que é português e merece uma visita dos apreciadores dos verdadeiros petiscos lusitanos.
Morada: Largo Luís de Camoes, Cascais
Tel.: +351 214 821 126
Horário: segunda a quinta e domingo das 11:00 às 24:00, sextas, sábados e vésperas de feriados das 11:00 às 02:00