Era uma vez uma menina chamada Alice, que era muito curiosa e muito destemida. Um dia, vê no seu jardim um coelho branco falante e decide segui-lo. Ao perceber que o bizarro coelho entrava numa toca, espreitou, espreitou, espreitou e… caiu! Alice caiu dentro de um enorme buraco, onde cabiam várias aldeias e estava repleto de animais e plantas que falavam! É o fantástico Reino de Copas, do País das Maravilhas, onde Alice vai agora viver as mais estranhas experiências. Há muitos anos atrás, o Rei do País das Maravilhas, que tinha quatro filhas, dividido em quatro reinos: o de Espadas, de Ouros, de Paus e o de Copas, tendo oferecido um Reino a cada uma das suas filhas. Os reinos representam os Quatro Elementos da Natureza: o Reino de Espadas, o elemento Fogo; o Reino de Ouro, o elemento Terra; o Reino de Paus, o elemento Ar; e o Reino de Copas, onde Alice entrou, representa o elemento Água, que está relacionado com o Amor, a Fantasia e os Sonhos. A Rainha de Copas, filha mais nova e a mais cruel do Rei, sonha conquistar os restantes reinos às suas irmãs. Com receio de ser atraiçoada no seu próprio reduto, a Rainha, proibiu todos os habitantes de utilizarem o cérebro para pensar por si próprios e muito menos sonhar (característica essencial no País das Maravilhas, diga-se), sob pena de ficarem sem cabeça! Neste estranho e controverso lugar, Alice vai conhecer um Chapeleiro doido, uma Lebre de Março, também doida, um gato que ri, mas que afinal não ri, um coelho que fala, demasiado, e dois gémeos que não são irmãos. Agora que entrou no País das Maravilhas, Alice vai ter de enfrentar a ira da Rainha, que gosta muito pouco de intrusos no seu reino, muito menos de seres pensantes…que o diga o Rei, que ficou sem cabeça! A Rainha está a treinar o seu exército de Copas, na esperança de ter muitos Ases e assim conseguir conquistar os reinos das suas irmãs! Tem como grande trunfo o terrível monstro Rarrazoado, devorador de seres pensantes e que, só pelo seu horrível aspecto, faz tremer qualquer animal ou planta falante. O Gato Só Riso, que apenas pode ser visto pela Alice, vai-lhe explicar que ela foi a escolhida para salvar o País das Maravilhas. Se Alice acertar na advinha que o Chapeleiro lhe vai dizer, Alice passará a ser a nova Rainha do Reino de Copas e a monarca malvada cairá do seu trono para sempre. Caso contrário, Alice terá de deixar o País das Maravilhas, que se irá transformar no Reino da Tristeza, onde todos os habitantes não terão cabeça! E nunca mais ninguém poderá sonhar, muito menos fantasiar… Depois de um longo dia com muitas aventuras, Alice acaba por adormecer. Quando acorda apercebe-se que está no jardim de sua casa.

Teria sido um sonho…?!

a partir dos contos originais “As Aventuras de Alice debaixo da Terra” (“As Aventuras de Alice no País das Maravilhas”) e “Alice do Outro Lado do Espelho” de Lewis Carroll

“(…) pois creio que a primeira atitude de uma criança em relação ao mundo é um amor simples por todas as coisas vivas.”

Lewis Carroll, in Prefácio ao fac-símile de “As Aventuras de Alice debaixo da Terra”.

Elenco:

SOFIA ARRUDA, WANDA STUART, SAMUEL ALVES, DAVID FERNANDES, PEDRO J. RIBEIRO, DIOGO GARCIA, SÉRGIO FERREIRA, JOÃO REIS, JOÃO SIMÕES

Adaptação Paulo Sousa Costa

A Magazine está a oferecer convites duplos para a estreia deste espetáculo!

PERGUNTA PARA RESPONDER E CONCORRER:

Quem faz de Alice nesta adaptação da “Alice no País das Maravilhas”?

As 5 pessoas a responderem acertadamente para o email magazine@guiadacidade.com receberão um convite duplo para a sessão do dia 1 de Maio às 16:00 horas no El Corte Inglés.

Notas:

  • O prémio é um bilhete duplo (2 pessoas) para a sessão das 16:00 da peça “A Alice no País das Maravilhas”, dia 1 de Maio, no El Corte Inglés.
  • Só é possível uma única participação em cada passatempo.
  • O prémio será atribuído aos 5 primeiros participantes que enviarem a resposta correcta para magazine@guiadacidade.com.
  • O prémio é pessoal e intransmissível, não sendo possível vender o convite ou ceder a terceiros.
  • Em caso de cancelamento, adiamento ou suspensão do concerto, não haverá lugar a indemnização ou troca por outro concerto.
  • O vencedor será contactado por e-mail. Por essa razão, verifique que o e-mail associado à sua conta de cidadão está correcto e activo.
  • O bilhete terá de ser levantado na bilheteira no próprio dia do espectáculo.
  • O Guia da Cidade apenas promove este passatempo, sendo da inteira responsabilidade da promotora Oficinas Teatro de Lisboa, a atribuição do bilhete.
  • O Guia da Cidade reserva-se no direito de anular, suspender, bloquear, o passatempo, ou um qualquer participante que viole as regras da veracidade dos dados apresentados.