“Tchipepa significa muito bom, em umbundu.”

Um grande ícone da infância de várias gerações que passavam os seus tempos de lazer em Cascais renasceu, no final do ano passado. Foi pelas mãos de Carlos Costa, filho de dois dos antigos sócios da Tchipepa que esta gelataria, voltou a ganhar vida no centro de Cascais.

Quem não se lembra das intermináveis filas, que ocupavam as escadas das “Galerias da Tranquilidade”, um pequeno centro comercial da Rua Direita, onde se localizava a Gelataria Tchipepa?

Com o aproximar do bom tempo, abre-se-nos o apetite para degustar os cremosos gelados da Tchipepa e descobrir as novidades.

Um pouco de história…

2013-09-05 20.01.05 (2)

Nos anos 70 os pais e tios do Carlos, tinham vindo de Angola e estavam à procura de novas oportunidades para recomeçar a vida. Desde sempre que o seu pai, Pedro Costa tinha o sonho de abrir uma gelataria, já nos tempos em que vivia em Angola. Chegando a Portugal, a família decide partir para Itália e ter formação com o nº dos produtores de gelados artesanais. Adelaide Costa, mãe do Carlos teve a formação inicial e pela sua apetência e gosto pela arte de cozinhar. Foi reconhecida pelos grandes mestres italianos, que lhe lançaram o desafio para um concurso onde participaram mais de 300 concorrentes de vários países, a nossa mestre conquistou um honroso 19º lugar.

Em 26 de Junho de 1977 a Gelataria Tchipepa inaugurou e em pouco tempo transformou-se num marco do concelho. Inserida num dos melhores e mais prósperos centros comerciais da época, as “Galerias da Tranquilidade”, na Rua Direita, manteve-se fiel às técnicas que outrora lhes foram ensinadas, mantendo a mais tradicional receita de gelados artesanais Italianos.
Pedro, Hélder, Beto, Lai, Lena e Mirita, durante 36 anos, fizeram desta casa uma referência de Cascais.

Em 31 de Dezembro de 2013, a Gelataria Tchipepa, fechou as suas portas e os seus fundadores separaram-se.

O renascer da Tchipepa

Desde pequeno que Carlos, filho de Pedro e de Adelaide Costa ia para a Tchipepa ajudar ou mesmo devorar os gelados. O actual gerente da gelataria confessa-se um eterno amante de gelados e desde cedo que aprendeu a arte deste ofício.

10848696_968270763191791_4910908130096165763_o

Em 2014 ficou desempregado e disponível para abraçar um novo desafio, e pensou: “porque não ressuscitar a Tchipepa?” Este era um projecto que o acompanhava há muitos anos e agora podia tomar-lhe as rédeas.

A Tchipepa mudou-se para um destino ainda mais central e apetecível: a Rua Visconde da Luz, em frente ao jardim homónimo. A gelataria aparenta uma decoração mais moderna mas a tradição ainda é o que era. Os gelados continuam a ser confeccionados através do mesmo método artesanal, mas agora contêm menos açucar e menos gorduras, afinal o gelado artesanal italiano já foi considerado um alimento.

vitrine

Alimente o corpo e alma e não deixe de provar os novos sabores como Kinder Bueno, Arroz Doce, Goji, Quark (queijo magro alemão com um travo de limão) ou o Café intenso. Desfrute do sol na esplanada ou leia um livro recostado no sofá do andar de cima.

20141129_110747

Cada dia tem 18 sabores à sua disposição. Para além dos gelados, não deixe de provar o chocolate quente, os croissants ou os crepes.

Tchipepa, uma gelataria que não deixou morrer a tradição e a qualidade de um serviço que nos remonta para lembranças de outros tempos!

Morada: Rua Visconde da Luz, 17A Cascais

Tel.: (+351) 214 867 373

Horário: Todos os dias das 10:00 às 19:30