ImpacTrip, viagens que marcam a diferença


10451709_312050998949875_1096094567756312588_n

O mês de Janeiro é caracterizado por uma grande vontade de mudança. 


Este ano vou fazer diferente. 

Este ano vou deixar de fumar. 

Este ano vou fazer o que nunca fiz.

Este ano vou marcar a diferença.

Este é o ano.

Pegando neste ímpeto, fomos visitar a Rita Marques, co-fundadora da empresa social ImpacTrip que arrancou em meados do ano passado, com um conceito totalmente inovador em Portugal. 

impacTrip - Lisboa

A ImpacTrip proporciona uma forma completamente diferente de conhecer o nosso país. Alia a vontade de mostrar os nossos segredos, ao impacto social. Rita frisa que não “comercializa voluntariado”, mas promove a oportunidade de viajar, marcando a diferença no destino visitado, satisfazendo necessidades locais. 
Esta agência de viagens começou com uma viagem.

O projecto começou a fervilhar na cabeça de Rita no ano de 2013, na sua viagem pelo Oriente.Durante um mês, Rita foi viajar sozinha de mochila às costas pela Indonésia, Tailândia, Laos, Cambodja e Malásia. Voluntariado e viajar sempre foram duas das suas grandes paixões, mas não foi fácil encontrar uma rede que a orientasse para realizar voluntariado naqueles países. Depois de bastante procura, conseguiu colaborar numa escola social no Cambodja, que acolhia 300 crianças. Aqui o ensino era dirigido principalmente por voluntários viajantes europeus e americanos. O impacto que Rita sentiu nas crianças que conheceu foi brutal, e ao ver com os seus próprios olhos a diferença que poderia fazer ao mesmo tempo que viajava, ficou fascinada. Pensou, pesquisou e agiu. Percebeu que na Europa a rede para pessoas como ela, que anseiam por viajar, e ao mesmo tempo marcar a diferença no país para onde se deslocam, é quase nula, e em Portugal era inexistente. Daí saltou à vista uma necessidade e uma oportunidade de negócio. 

“Existem tantas necessidades em Portugal, que o conceito da ImpacTrip faz todo o sentido, e nós temos vindo a provar isso mesmo.”

Rita regressou a Portugal no Natal de 2013 e em Julho de 2014 lançou a ImpacTrip, conjuntamente com o Diogo, formado em Turismo. Os dois apaixonados por viagens e voluntariado, conheceram-se através do LinkedIn e rumaram juntos nesta aventura. 

Rita e Diogo, co-fundadores da ImpacTrip

Rita e Diogo, co-fundadores da ImpacTrip

A ImpacTrip vive sobretudo de parcerias com as instituições com que trabalha, mas voltamos a frisar que é uma agência de turismo social, que proporciona “viagens diferentes, que fazem a diferença”. 

Assim, dependendo do seu objectivo, recursos e vontade a ImpacTrip organiza a sua viagem. 

“Fazemos um match entre as competências e gostos do viajante, e a nossa base de dados de necessidades das organizações parceiras. Maximizamos assim o impacto social que a pessoa possa ter enquanto visita Portugal.”

Visita guiada

Visita guiada

Os “viajantes”, como a Rita e o Diogo gostam de lhes chamar, têm uma primeira conversa de diagnóstico para perceber que tipo de viagem se apropria mais. Existem no entanto pacotes já pré-definidos:

Programas sociais

Lisboa Pura

Programa que dá a conhecer o verdadeiro espírito de Lisboa aliando visitas guiadas alternativas à cidade a acções de voluntariado que permitem conhecer uma cidade mais genuína.
1,2,3 ou 4 dias | Lisboa

H2Olidays
Viajar de barco à vela e ajudar jovens institucionalizados ou crianças com deficiência é a proposta deste programa de fim-de-semana em Portimão ou Lagos.
2+ dias | Lagos, Portimão

Porto Autêntico
Programa que mostra o Porto dos bairros, das tradições e das pessoas que lá vivem se esquecer as suas histórias e a história da cidade. Os viajantes poderão dar um contributo a projectos sociais locais e receber muito mais de volta.
1, 2 ou 3 dias | Porto

Refúgio da igualdade
Alojados em casas reconstruídas na tranquilidade do interior do país, numa aldeia em Almeida (Guarda), os viajantes poderão ajudar uma organização social na sua missão de fazer terapia a jovens com deficiência conhecendo também a região à sua volta.
2 ou 7 dias | Almeida


Programas ambientais

Eco-Mergulho
Alia o mergulho lúdico e todo o maravilhoso fundo do mar com a limpeza de lixo marítimo.

1⁄2, 1 ou 4 dias | Açores, Albufeira, Lagos, Lagoa e Sesimbra

À Descoberta da Natureza
Contribui para a conservação da Natureza e dinamização das zonas ruais e disfruta das visitas guiadas, passeios de barco solar, almoços em fornos comunitários, alojamento em casas típicas e actividades rurais de vários tipos num programa realmente relaxante.
4 ou 5 dias | Vale do Guadiana, Albufeira de Santa-Clara, Parque de Natureza De Noudar, Idanha, Ribacôa


Voltamos ao mote do início deste artigo. Este ano, vai querer marcar a diferença? Porque não começar com a ImpacTrip?

Próximo É freelancer? O CoWorkCascais promove "Open Week Work"

Anterior Primeiras confirmações para o Palco EDP: Little Dragon Kindness Modernos

Outras Sugestões