A Magazine gosta de andar pelas ruas. Gosta de cheirar as novidades, entrar estabelecimentos adentro, desvendar histórias e descobrir segredos. Aliás, o que a Magazine mais gosta de fazer, é descobrir segredos da sua cidade para os para levar até si! Ora esta semana, vamos só levantar metade do véu.
Já imaginou se pudesse mudar o destino da História? Descobrir informações valiosas sobre espiões no centro de Lisboa, que poderiam reescrever o nosso passado?
Vamos falar-lhe do Lisbon Escape Game, mas pela metade, para não lhe estragar a surpresa. Está de sobrancelha franzida neste momento? Nós passamos a explicar:
O Lisbon Escape Game é um jogo de fuga, um “live room escape game”, e foi o primeiro do género a surgir em Portugal. O projecto começou por brincadeira. João Santos e Ana Mendes estiveram a viver cerca de um ano em Budapeste, onde este tipo de jogos são bastante populares, assim como na restante Europa de leste. Foram experimentar, ficaram rendidos com o conceito e trouxeram-no para Portugal.
Ora, mas você deve estar a perguntar-se em que é que o Lisbon Escape Game consiste?
É acima de tudo uma experiência completamente diferente de tudo o que conhece. Uma sala, um desafio: encontrar a saída num tempo máximo de 60 minutos.
O tema deste jogo remete-nos para a época da II Guerra Mundial, em que por incrível que pareça, a cidade de Lisboa teve um importante destaque no que diz respeito ao esconderijo e dinâmicas dos espiões da altura. “Apesar de o nosso jogo ser um jogo ficcional, está baseado no facto verdadeiro e histórico de que Lisboa foi em tempos uma misteriosa cidade de espiões.”
Por conseguinte o local não foi escolhido ao acaso, na Bica, num terceiro andar de um prédio bastante antigo, ali na Calçada da Bica, no nº 6. Para realizar uma experiência Lisbon Escape Game, deverá fazer a sua marcação através do site, ou por telefone. Depois é só aparecer na morada indicada, à hora marcada. Será muito bem recebido por um membro da equipa, que vos irá esclarecer sobre o que é necessário. O desafio, depois é consigo. Relembramos que o número mínimo de pessoas para jogar o Lisbon Escape Game é de 2 e o máximo de 5.
A própria equipa da Magazine ficou super curiosa com este conceito e decidiu atirar-se de cabeça nesta aventura. Uma coisa é garantida: segurança total durante todo o desafio e muito profissionalismo.
Quando perguntámos ao João quem e como conceberam todas as peripécias, o co-fundador deste projecto esclareceu-nos que foi resultado de muita investigação, espírito de entre-ajuda e trabalhos manuais: carpintaria, electricidade e afins.
Foram ao todo 5 meses de dedicação antes de abrir portas, em que toda a colaboração dos familiares e amigos do casal foi preciosa. E se João e Ana avançaram com esta ideia como negócio, foi por impulso das suas “cobaias”, que ficaram deliciadas com a experiência e incentivaram-nos a ir mais longe.
Está visto que é um caso de sucesso, não tivesse sido a dupla pioneira deste conceito em Portugal, convidada para ajudar a construir outros “lives rooms escape games” noutros pontos da Europa!
Aproveitamos para dar só uma dica: pensamento lateral, sempre! Porque “nada é o que parece”!
E como estamos no mês de São Valentim, porque não ir de embalo e incorporar um casal de espiões por um dia?
Lisbon Escape Game
Horário: das 9:00 às 19:30
Duração: não mais do que 60 minutos
Nº min e máx de participantes: entre 2 e 5
Preço por jogo/equipa: 50€
Morada: Calçada da Bica Grande, nº6 3º andar 1200 Lisboa
Tel.: +351 925 256 152
Site: http://www.lisbonescapegame.com/
Fotografias de Debora Ribeiro.