Sintra: um destino verdejante, mágico e único, tão perto de Lisboa. Neste passeio pelo coração de Sintra fazemos-lhe a sugestão de penetrar na vila, classificada como Património Mundial da UNESCO, e partir em direção à Quinta da Regaleira.
A aventura começa em frente do edificio da Câmara Municipal de Sintra. Se vier de comboio ficará muito perto do ponto de partida deste passeio.
Prepare-se para uma caminhada em que terá sempre um admirador a testemunhar os seus passos: o Castelo dos Mouros na ermida de Sintra, reconhecido pela sua função histórica de vigia sobre Sintra e Lisboa.
Parta em direção ao centro da vila pela Volta do Duche e aproveite para provar o ex-libris desta região: as queijadas na Fábrica das Verdadeiras Queijadas de Sapa, um estabelecimento que prima pela ambiência acolhedora.
Depois de alimentar o corpo, é hora de alimentar o espírito com as paisagens luxuriantes de Sintra. Continue pela Volta do Duche e aproveite para cortar à sua direita e visitar o Museu Anjos Teixeira, cujo baptismo foi em homenagem ao escultor português Artur Gaspar dos Anjos Teixeira.
Depois desta breve visita volte ao trajecto principal pela Volta do Duche.
Aproveite para contemplar as exposições temporárias que são habituais nesta zona e pare para ver as peças de artesanato e pintura de vários artistas que se reunem no muro da Volta.
Do seu lado esquerdo irá encontrar uma das entradas para o Parque da Liberdade e mais à frente a belíssima Fonte Mourisca.
Chegando ao centro da Vila, na Praça da Républica, esperam por si o Palácio Nacional de Sintra e logo ao lado o Museu de História Natural, onde descansam vários vestígios da nossa história.
No seio da vila existe um sem número de restaurantes, bares, pastelarias e lojas que esperam por uma visita sua. A comida na maioria dos casos é tradicional portuguesa, e nas pastelarias, como a mítica Piriquita, reinam as queijadas e os travesseiros.
O artesanato também é rei no comércio, e as loiças, xailes e bordados são souvernires que por ali não faltam. Aproveite para almoçar ou lanchar e ganhar energia para o restante percurso.
Ainda no centro, em direção à rua Consiglieri Pedroso, passe pela Igreja de São Martinho e depois a Galeria Municipal de Sintra inserida no edifício do Turismo de Sintra.
Siga pela rua Consiglieri Pedroso e passe pelo Museu Ferreira de Castro e pelo Hotel Lawrence’s, um dos mais antigos da Península Ibéria, datado de 1764.
Mais à frente repare do seu lado esquerdo da estrada, a fonte dos Pisões, seguida de uma cascata natural em pedra, belezas sem fim na Vila de Sintra.
Outro segredo por descobrir mais à frente é o recente espaço Sintra Magic, uma galeria de fotografia, que une dois em um: um espaço de contemplação de arte e da natureza de Sintra, com uns anfitriões excepcionais.
Depois de descansar um pouco neste destino mágico regresse com toda a energia para a última paragem deste roteiro: a Quinta da Regaleira.
Recheada de história o Palácio e a Quinta da Regaleira nasceram no início do século XX, da imaginação do seu proprietário, António Augusto Carvalho Monteiro, e do arquitecto responsável pelo projecto, o italiano Luigi Manini.
Aqui tome o seu tempo para apreciar todos os detalhes da arquitectura do Palácio, os jardins, as grutas, os túneis e o poço que poderá visitar de perto pela escadaria que o envolve.
Séculos de história e segredos à espera de serem descobertos por si, num paraíso verdejante: no coração de Sintra.
Indicações:
Quando fazer? Aconselhamos a fazer este passeio, pela manhã, por volta das 09:00, pela hora mais fresca.
Duração? 1 hora a caminhar, 2 horas ou mais dependendo do tempo que dedicar a cada ponto de interesse.
Pontos de interesse: Castelo dos Mouros, Museu Anjos Teixeira, Parque da Liberdade, Volta do Duche, Fonte Mourisca, Palácio Nacional de Sintra, Museu de História Natural, Igreja de São Martinho, Turismo de Sintra, Casa Museu Ferreira Castro, Hotel Lawrence’s, Sintra Magic, Quinta e Palácio da Regaleira.