As férias da Páscoa começaram e a Magazine não se esquece das actividades em família. Esta semana fomos revisitar a Quinta da Pena mas dedicámos especial atenção à Abegoaria. Ora, quem nos recebeu foi a Gabriela, monitora e tratadora dos cavalos.

Noutros tempos, a Abegoaria era o principal edifício de apoio às atividades agrícolas da Quinta. A sua reabilitação em 2012 procurou respeitar a traça e volumetria originais do edifício histórico, mantendo a zona de abrigo para charretes.

q_017_resize

Mas então, perguntam-se vocês? Que actividades poderão desenvolver em família, na Abegoaria do Parque da Pena? Variadas e intensas experiências, como montar a cavalo, realizar passeios de charrete com toda a família, ou observar e interagir com as diferentes espécies de animais que se instalam na Abegoaria e nas redondezas, como cabras, ovelhas, coelhos e cisnes. A Magazine quis conhecer um bocadinho mais história de Gabriela, uma das monitoras responsáveis por tratar dos cavalos, receber os visitantes e instruí-los para os passeios.

O dia de Gabriela começa bem cedo às 08:00 da manhã na Quinta, acompanhada da sua pequenina mas espevitada cadela, que a acompanha para todo o lado. Neste momento existem 7 cavalos na Quinta, 4 para montar e 3 de raça belga para trabalhar o terreno. Existe ainda um pónei de nome Portugal, em honra da sua mancha branca estampada no dorso.

q_006_resize

QuintadaPena_014_resize

Os quatro cavalos que se encontram na Abegoaria, são a Viola, a Eva, o Campino e o Django, o último cavalo que chegou à Quinta. Todos os cavalos passam “pelas mãos” das Gabriela, que os trabalha de forma a estarem completamente preparados para serem montados por todo o tipo de pessoas, mesmo as que nunca montaram. Por isso a rotina de todos os dias requer muito amor à profissão.

A primeira coisa que Gabriela faz é alimentar os cavalos e limpar-lhes  as camas. De seguida a monitora leva cada cavalo para a zona do duche, para ser lavado, escovado e aparalhado.

QuintadaPena_036_resize

Depois de fazer este ritual a cada um dos cavalos, as actividades que se seguem dependem da dinâmica da Abegoaria e claro está do número de visitas.

QuintadaPena_052_resize

Para quem nunca montou, aqui pode ser um óptimo destino para se desafiar e experimentar. Gabriela tem apenas 24 anos, mas deste os 12 que é apaixonada por cavalos e que dedicou a vida a este trabalho. O que ela mais gosta no trabalho que desenvolve na Quinta da Pena, é o contacto com a natureza e a possibilidade de ocupar-se no que mais ama: cavalos. Já apanhou grandes sustos e mesmo assim nunca deixou para trás o seu sonho. Acredita que o que a faz continuar neste mundo é a sua paixão, que acaba sempre por ultrapassar o medo.

“Não é por cairmos numa banheira, que não voltamos a tomar banho. Se nós quisermos mesmo uma coisa, não a deixamos para trás.”

WP_000562

Para além da Gabriela, estarão o Eduardo e o Sr. Zé prontos para o receber a si e a sua família, afim de realizar um belo passeio em conjunto. Os passeios de charrete estarão disponíveis a partir de Abril. Não perca a oportunidade de apreciar os trilhos da Quinta da Pena, como outrora reis e rainhas o fizeram. Descubra a fauna e flora em família, e aprecie a conexão da natureza!

WP_000036

QuintadaPena_018_resize

Preços:

Passeios a cavalo na Quinta da pena

30 minutos – 10 Euros
90 minutos – 25 Euros
3 horas – 50 Euros
6 horas – 100 Euros

Passeios de pónei na Quinta da Pena
Os mais novos podem assim ter a sua primeira experiência a cavalo num pónei ( o Portugal), treinado especialmente para o efeito, todos os dias da semana e acompanhados sempre por um guia. O percurso tem lugar na zona envolvente à Abegoaria da Quinta da Pena.
15 minutos – 5 Euros*A todos os valores se acrescenta o bilhete de entrada no Parque da Pena, onde os programas decorrem.

Contactos: (+351) 219 237 300, info@parquesdesintra.pt
ParquePena-Chalet_208_resize