O frio aperta, mas o sol apetece!
Foi na sexta-feira passada que o Vereador de Estrutura Verde e Energia da Câmara de Lisboa, José Sá Fernandes esteve presente na inauguração formal do novo quiosque Banana Café do jardim da Praça de Londres.
A propósito deste destaque, e aproveitando os rasgos de sol que se têm feito notar, a Magazine decidiu esta semana relembrar-lhe alguns dos destinos dentro de Lisboa, que o presenteiam com um quiosque para aproveitar o céu limpo, e absorver que nem planta em fotossíntese os aclamados raios de sol.
Um pouco de história…
Uma nova vida foi dada à capital com a revitalização de vários quiosques do centro da cidade. Desde o século XVII que os franceses cultivavam o convívio à volta dos ditos quiosques e foi no século XIX que a moda se alastrou até Lisboa. Inspiradas no estilo oriental, as construções metálicas que albergam histórias por contar, estiveram durante muitos anos abandonadas e sem vida. Nos últimos anos a reabilitação de alguns quiosques na zona Pombalina da cidade contaminaram o resto da cidade, e os quiosques reaparecerem em força, que nem cerejas em época de calor!
As esculturas em ferro torcido vieram para ficar, e trouxeram os lisboetas, transeuntes e turistas para as ruas, para aproveitar os jardins, as vistas panorâmicas, o sol e a alma da cidade.
QUIOSQUES NOS JARDINS
Praça de Londres
Os jardins da Praça de Londres ganharam nova com a instalação de um novíssimo quiosque. E dizemos novíssimo, porque este quiosque da conhecida marca BananaCafé foi construído de raiz, respeitando a traça antiga.
O design tradicional dos quiosques foi pensado para todos os detalhes da convivência à volta dos mesmos. Desde o rebordo para pousar o copo, o mini telheiro em toda à volta para as pessoas se abrigarem da chuva, os estores para abrir e fechar sempre que necessário a estrutura, entre 1001 outros pormenores adaptados a estes pontos de convivio de rua.
Algumas das particulares deste quiosque são o facto de haver pufs espalhados pelo verde do jardim, e de o quiosque estar rodeado por várias estátuas alusivas às artes performativas, que anteriormente pertenciam ao antigo Teatro Monumental que foi entretanto demolido.
Horários: todos os dias, das 10:00 às 02:00
Morada: Praça de Londres, Lisboa
Praça das Flores (Quiosque dos Refrescos)
Um quiosque debaixo das árvores, em plena Praça das Flores, no coração de Lisboa. Aqui o menu é o típico da Quiosque de Refresco, recheado por orxatas, refrescos entre outros sabores.Horário: todos os dias das 08:30 às 01:00.
Morada: Praça das Flores, Lisboa
Jardim da Estrela
Um jardim bem conhecido dos lisboetas tem um quiosque que funciona como grande suporte aos passeios dados pelo jardim. Com um menu variado, não perca a oportunidade de visitar este quiosque no centro de Lisboa. Existe ainda uma Biblioteca Quiosque neste jardim, que tem uma oferta de cerca de 1000 livros para requisitar.
Horários: Biblioteca Quiosque – terça a sábado, das 13:00 às 17:00.
Morada: Praça da Estrela, 1200-667 Lisboa
COM VISTA PARA O TEJO
Miradouro São Pedro de AlcantâraCom vista escancarada para as colinas este da cidade, o Quiosque do Miradouro São Pedro de Alcantâra tem uma localização privilegiada com uma direito a uma panorâmica inesquecível.
Horários:
De Outubro a Março:
Dias de semana – 10h00 às 20h00
Fim de semana – 10h00 às 02h00
De Abril a Setembro:
Dias de semana – 10h00 à 0h00
Fim de semana - 10h00 às 02h00
Morada: Rua de São Pedro de Alcântara; Elevador da Glória, Lisboa
Miradouro Sophia de Mello Breyner
Precisamente do outro lado da cidade, o quiosque da Graça possibilita a vista da Ponte sobre o Tejo e as colinas a oeste!
Morada: Largo da Graça, 1170 165 Lisboa
Ao longo da maior avenida da cidade, encontrará sete quiosques prontos à sua espera para apreciar a movida lisboeta.
Banana Café I e II
Horários: 10:00 às 02:00
Ribadouro
Horários: 12:00 às 01:30
Maritaca
Horários: todos os dias das 09:30 às 02:00
Bambu
Horários: 10:00 às 02:00
O Melhor Bolo de Chocolate do Mundo
Horários: 10:00 às 02:00
Hotdog Lovers
Horários: 10:00 às 02:00
SE FOR FAZER COMPRAS
Num dos bairros mais cosmopolitas da cidade, recheado de lojas, restaurantes, bares e cafés, encontra-se o Quiosque de Refrescos, em pleno Jardim do Principe Real. Este é o destino ideal para descansar após palmilhar as lojas circundantes.
Horários: todos os dias 08:30 às 01:00
Morada: Jardim do Principe Real
Praça Luís de Camões
Em plena Praça, instalou-se um dos primeiros quiosques a ser revitalizado. Este é um dos centros mais concorridos da cidade, por se encontrar entre o Chiado e o Bairro Alto, zonas altamente recheadas de estabelecimentos comerciais.
Horários: 10:00 às 01:00
Morada: Praça Luís de Camões
Praça do Município
Abriu o ano passado e encontra-se de frente para o histórico edifício dos Paços de Concelho, à varanda do qual, a 5 de outubro de 1910, foi proclamada a república. O quiosque ideal para recordar momentos históricos, depois de dar um passeio à zona circundante.
Horários: todos os dias das 10:00 às 02:00
Morada: Praça do Município
PARA VER O RIO DE PERTO
Ribeira das Naus
Aqui, prepare-se para reencontrar o Tejo e história. Depois de meses a fio de requalificação da zona, agora pode desfrutar à vontade deste espaço. Aproveite se é peão, porque entre os dias 16 de dezembro de 2014 e 5 de janeiro de 2015, o trânsito será cortado.
Horários: todos os dias das 10:00 às 02:00
Morada: Avenida Ribeira das Naus