Eram 8 horas em ponto quando chegámos à emblemática Praça Dom Pedro IV ou mais conhecida como Praça do Rossio. A esta hora, a cidade ainda consegue parecer só nossa: as ruas vazias, os passeios desimpedidos, e sol que vai subindo colina acima, ilumina-nos o trajecto a percorrer.
O desafio deste nosso primeiro roteiro, é dar-lhe o máximo de sugestões possíveis de pontos de interesse para visitar, num só passeio! Assim se tiver só de passagem por Lisboa e quiser visitar os destinos imperdíveis, fica bem servido se se deixar guiar por nós. É que a Magazine do Guia da Cidade tem a mania de ir visitar cada recanto que sugere para poder aconselhar com propriedade.
Iniciando a rota na Praça do Rossio, siga caminho para a Rua Augusta, aprecie o movimento matinal, onde os bastidores das lojas, cafés e estabelecimentos acontecem. O burburinho crescente desta rua é representativo da vitalidade da cidade. Percorrendo a Rua Augusta esteja atento ao lado esquerdo porque irá cortar na Rua da Conceição. Esta rua onde passa o típico eléctrico 28, irá encaminhá-lo numa subida íngreme. Depois do cruzamento com a Rua da Madalena, contornando a Igreja com o mesmo nome pelo seu lado esquerdo na Rua de Santo António da Sé, arrebite marcha para subir até à Sé de Lisboa. Pare, entre e aprecie.
Prossiga caminho pelo Largo da Sé, resvalando o monumento pelo sua face esquerdino e subindo a Rua Augusto Rosa. Siga em frente até alcançar o Miradouro de Santa Luzia no Largo de Santa Luzia. Outrora um dos únicos miradouros da zona, era detentor das vistas panorâmicas mais belas da capital. Pare, entre e aprecie.
Depois de apreciar o cenário, atravesse a estrada para o seu lado esquerdo e enverede pela Rua Santiago, mas atenção, para ir ao Castelo, corte logo à sua direita no Largo do Contador Mor. Chegando à Rua de Santa Cruz do Castelo, avistará logo a bilheteira para visitar o Castelo de São Jorge, de onde poderár observar com amplitude as seis colinas restantes. Pare, entre e aprecie.
Do Castelo de outros tempos parta rumo a Alfama, um dos bairros mais típicos e antigos de Lisboa. Remate passo até ao Pátio Dom Fradique, siga pela Rua dos Cegos mas de olhos bem abertos e observadores, e vá em frente até alcançar a Rua de São Tomé. onde o espera reluzente Miradouro das Portas do Sol, com uma vista soberba sobre Alfama e a Graça. Pare, entre e aprecie.
Daqui, desça pela Rua Norberto de Araújo, onde permanecem até hoje vestígios da Cerca Moura, até penetrar nas entranhas de Alfama! Contorne os cotovelos do bairro alfacinha mais tradicional, palmilhe as escadarias típica e se fizer esta visita ao final da tarde, aproveite para petiscar numa casa de Fado, como a Bela e Petiscos ou a Baiuca.
E quem fala em Fado, fala impreterivelmente do Museu do Fado no Largo Chafariz de Dentro. Pare, entre e aprecie.
Em seguida arrepie caminho de volta à Baixa Pombalina pela Rua do Terreiro do Trigo. Irá passar por vários estabelecimentos com lembranças nacionais, restaurantes e cafés. Contornará também o bonito Chafariz Del Rei, abaixo do hotel no palacete homónimo.
Um pouco mais à frente na Rua da Alfândega outro destino imperdível é a Casa dos Bicos, Fundação do escritor José Saramago. Pare, entre e aprecie.
Ainda na Rua da Alfândega, um pouco mais adiante, a caminho do Terreiro do Paço, preste atenção à fachada da Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha. Pare, entre e aprecie.
Finalmente uns passos mais à frente encontra-se a praça mais iluminada e central de Lisboa: a Praça do Comércio. Escancarada para o Tejo, entre o Cais das Colunas e o Arco Triunfal da Rua Augusta, esta Praça está rodeada de animação, restaurantes e pontos de interesse.
Indicações:
Quando fazer? Uma boa sugestão para fazer este passeio será demanhã entre as 8:00 e as 12:00.
Duração: este passeio levará entre 2 a 3 horas, dependendo do tempo que dedicar a cada ponto de interesse.
Pontos de Interesse: Praça Dom Pedro IV, Rua Augusta, Catedral da Sé, Miradouro de Santa Luzia, Castelo de São Jorge, Miradouro das Portas do Sol, Cerca Moura, Alfama, Museu do Fado, Chafariz Del Rei, Casa dos Bicos, Igreja de Nossa Senhora da Conceição Velha, Praça do Comércio.