SingFado é o novíssimo workshop que leva o Fado mais longe, cá dentro. Esta semana fomos conversar com a sua fundadora, a fadista Liana, e experienciar este novo conceito, no Museu do Fado.
Liana, a mentora do projecto SingFado é fadista desde pequenina, e desde sempre que actuou pela Europa fora. Há cerca de 8 anos, a fadista foi convidada para dar um workshop sobre Fado na Finlândia. No momento, Liana ficara surpreendida com o convite, mas este surgiu naturalmente já que a artista, nos seus concertos fazia sempre questão de falar sobre a temática do Fado: a sua história, Portugal, os poetas. O workshop aconteceu, teve a duração de uma semana, e era direcionado para músicos ou aspirantes a músicos.
Liana descobriu uma nova paixão neste workshop: criar amantes de Fado. Neste sentido, Liana começou a fazer mais deste tipo de workshops no estrangeiro, em duas vertentes: para músicos ou para aspirantes a músicos, mas também para o público em geral, imediatamente antes dos concertos.
A determinada altura, Liana começou a sentir que muitas pessoas que visitavam Portugal: colegas, amigos e conhecidos das pessoas que tinham feitos os seus workshops no estrangeiro; a contactavam para fazerem os workshops em Portugal. Na realidade, Liana constatou que havia uma lacuna a preencher na componente educativa do Fado: um ensino mais próximo para estrangeiros. A oferta existente são os concertos, as casas de Fado e o Museu do Fado.
“Muitas pessoas querem saber mais sobre Fado, mas querem-no de uma forma mais próxima, mais imediata.“
O SingFado surge assim como uma solução educativa activa sobre o Fado, para estrangeiros e não só, que queiram saber mais sobre esta forma de arte. A interação e proximidade entre artistas e curiosos é muito maior.
O Museu do Fado teve conhecimento deste formato de workshop, e convidou Liana para o realizar nas suas instalações, assinalando assim esta formação com o seu selo de qualidade inquestionável.
Mas o que se faz na prática num workshop SingFado?
Durante uma hora, tem a oportunidade de perceber na sua essência, o que é o Fado.
Liana começa por contextualizar o Fado em Portugal, passando pelas lendas, pela poesia e pelos poetas. Numa segunda parte, os participantes terão oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história do Fado e as várias teorias que giram à volta da sua origem. São ainda incluídos alguns exercicios para distinguir os vários tipos de Fado.
Num terceiro momento, os participantes são convidados a cantar o Fado, e a levarem assim uma canção nacional, pela sua própria voz, além fronteiras. Poderão assim posteriormente partilhar com os amigos e familiares como o “Fado é bom p’ra xuxu.” Por último, Liana e os seus músicos actuam, acabando assim uma sessão de SingFado em grande.
O SingFado é um workshop desenhado para estrangeiros, mas também é dado em português, sendo que para os portugueses mais curiosos, terá que ser feito por marcação.
“No geral, o grande público não sabe muitas das coisas que aqui são faladas. Mesmo os portugueses acabam por sair daqui bastante surpreendidos e divertidos com a aquilo que aprenderam sobre a sua própria cultura, e sobre a música que é a sua canção nacional.“
SingFado, acontece todas as quartas-feiras, pelas 11:00, no Museu do Fado. Tem um custo de 30€.
Morada: Largo do Chafariz de Dentro, N.º 1 1100-139 Lisboa
Fotografias de Debora Ribeiro.