O Centro de Congressos da Alfândega, considerado como uma referência na Europa,acolhe a sexta edição do TEDxOporto.
«The Main Thing» é o tema escolhido para a edição deste ano, uma reflexão sobre o que realmente importa nas nossas vidas, na sociedade, ciências e artes.
As talks da sexta edição do TEDxOporto vão abordar temas centrais às nossas vidas na esfera pessoal e pública, economia e sociedade, desenvolvimentos científicos e tecnológicos, ambiente, sustentabilidade, design e empreendedorismo. A todos os participantes será questionada qual é a sua ‘Main Thing’ e quem sabe, depois do TEDxOporto, estes repensarão a sua escolha?
As inscrições já estão abertas com bilhetes a €60, que incluem acesso a todo o programa das 9h00 às 19h00, almoço e intervalos para café e networking. As inscrições podem ser feitas através de http://www.tedxoporto.com/.
Ainda por revelar o painel completo de oradores, já é possível contar com a presença de Maria Nunes Pereira, Daniel Brandão e Miguel Januário.
Maria Nunes Pereira é responsável pela plataforma de tecnologias de adesão na startup Gecko Biomedical, sediada em Paris, e lidera a pipeline de novos adesivos biomédicos e da transferência das tecnologias base do meio académico para o meio industrial. Em 2014 integrou a lista da revista MIT Technology Review que reconhece os 35 jovens com menos de 35 anos mais inovadores a nível mundial e já em 2015 foi reconhecida pela revista Forbes na sua seleção de 30 jovens com menos de 30 anos em cuidados de saúde.
Daniel Brandão vive no Porto. na FEUP. No âmbito do seu doutoramento sobre Media Digitais na FEUP criou o projeto Museu do Resgate (www.museudoresgate.org), um website com vídeos feitos por cidadãos sobre o quotidiano do Centro Histórico do Porto. Desde 2009, é professor de Design Gráfico, Audiovisual e Multimédia na ESAP (Porto) e no IPCA (Barcelos). É também membro do instituto de investigação para o design, media e cultura, ID+, e integra o coletivo de design OOF.
Miguel Januário nasceu no Porto em 1981. Em 2005 cria um projeto artístico de intervenção denominado ‘maismenos’, o qual se torna uma referência no panorama da street art nacional. Em 2013 integrou a galeria Underdogs com este projeto, ao qual se começou a dedicar exclusivamente a partir de 2014, tornando-o uma referência a nível internacional na área da street art.
Esta edição vai ser marcada pelo regresso de alguns oradores favoritos de edições anteriores do TEDxOporto, para partilhar novas abordagens às suas ideias e marcar o público. Ao longo das próximas semanas revelaremos os seus nomes.